segunda-feira, 11 de julho de 2011

Desconectar: um verbo a ser conjugado

Quando falo da campanha 'desconecte' para algumas pessoas, elas logo se manifestam contra, argumentando que nos dias atuais precisamos estar sempre conectados. Contudo a ideia desta campanha não é abolir a internet das nossas vidas, nem deixar de participar de redes sociais. O conceito é fazer e participar de tudo isso, mas não só disso.

Minha preocupação é porque tenho visto que a necessidade de estar conectado tem se tornado maior que a necessidade de passar um tempo com os amigos. Por exemplo, você já deve ter visto uma cena mais ou menos assim: um grupo de amigos está em uma mesa tomando um lanche e conversando. Aí alguém tira uma foto e resolve postar no face dali mesmo, logo a foto começa a receber comentários e todos ficam ao redor do celular e o facebook passa a ser o assunto principal.

Outro exemplo: você faz uma viagem e fica tão preocupado em tirar fotos para postar nas redes sociais que acaba se esquecendo de curtir aquele momento da viagem ali mesmo.

Sou totalmente a favor do uso da tecnologia, do uso dos smartphones, ou seja, do uso da internet, porém meu grito é para que ela não nos domine e que nossa autonomia continue, permitindo-nos dormir, acordar e tomar o café-da-manhã e somente, depois, checar os e-mails.

Nenhum comentário:

Postar um comentário